Quarta-feira, 28 de Outubro de 2009

É uma história muito desagradável

 

Pela primeira vez em todo o mundo, gaviões selvagens aleijados foram capazes de gerar um filhote em cativeiro. O feito ocorreu em Iguanas, no Centro Fundação Ave da Mata Atlântica Reabilitada (Amar), sob os olhos do especialista Samuel Ferreira. A ave nasceu forte, segundo Samuel, que a vê como prova real de que é possível dar uma segunda vida a estes animais.
“É a primeira vez que esse bicho é reproduzido em cativeiro em todo o mundo. Trata-se de um filhote de gaviões com asa caída, ou seja, aleijados. Quando animais aleijados são encontrados, eles acabam sendo sacrificados muitas vezes, já que nem os zoológicos e nem criadores querem animais aleijados e ali eles não só sobreviveram como procriaram”, disse Samuel.
O nascimento da pequena ave é fruto da segunda tentativa do casal de gaviões. Na primeira, conta Samuel, a fêmea não conseguiu chocar o ovo, mostrando-se stressada com a novidade. Desta vez, não foi diferente, e depois de quatro dias com a mãe, o filhote de gaviões teve que ser levado para uma incubadora.
“Ela ainda fica muito estrelada, tanto que tivemos que tirar o filhote depois de quatro dias de junto da mãe. Ele nasceu forte, mas estava ficando fraco porque ela não conseguia alimentá-lo”, contou.
Para o nascimento da ave, Samuel contou com a ajuda de quatro galinhas que chocaram o ovo por cerca de 31 dias, em uma espécie de revezamento.   O ovo só foi levado de volta para a mãe quando se iniciou o processo de eclosão, que dura em torno de dois dias.
E o trabalho não para por ai: o recém-nascido, da espécie gavião-de-cauda-curta (Buteo brancuras), está actualmente na incubadora, onde é alimentado de quatro em quatro horas com cerca de 1,5g de codorna moída.
 

 


publicado por animaisferidos às 08:52
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Outubro 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
26
27
29
30
31


.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. Sensibilizaçao

. É uma história muito desa...

. Como agir com feridas

. Animais Feridos

.arquivos

. Outubro 2009

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds